por que, nas decadas de 1870 e 1880, o regime imperial brasileiro entrou em declinio?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O declínio do ímperio iniciou-se após a guerra do Paraguai, em decorrência das numerosas questões políticas, sociais, militares e econômicas que permeavam o trono brasileiro.
Pode-se destacar as questões militares e escravagistas como os principais fatores que levaram o império brasileiro à queda.
A questão escravagista colocou os cafeicultores e os mais conservadores contra o imperador, conhecido apoiador da causa abolicionista, o que fez com que o império perdesse apoio da sua mais importante base: A classe dos cafeicultores. No entanto, vale ressaltar que isso seria inevitável uma vez que os avanços industriais e econômicos no Brasil e no mundo faziam com que, inevitavelmente, apenas o trabalho assalariado e regular pudesse substituir o trabalho escravo, então de um jeito ou de outro os cafeicultores se afastariam do imperador.
Já os militares se afastaram do império em decorrência do aparente descaso do imperador para com o exército, uma vez que os militares, especialmente o exército, haviam tido uma participação fundamental para a vitória brasileira na guerra do Paraguai. Esse descaso se materializava em salários baixos, promoções demoradas, falta de apoio do governo entre outros fatores. E vale ressaltar que a questão militar iniciou-se com uma manifestação pública do militar Sena Madureira.