Biologia, perguntado por usuarioparatudo28, 3 meses atrás

Por que não sentimos dor quando movimentamos os membros levando em consideração o atrito entre um osso e outro?

Soluções para a tarefa

Respondido por waldirenikg
0

Resposta:

A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações que se manifesta com o envelhecimento do corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), de 30% a 50% dos pacientes por volta dos 75 anos sentem dores crônicas. Essas dores, em muitos casos, são provocadas pela sensação de atrito dos ossos ao se movimentarem, já que há pouca ou nenhuma proteção entre eles por causa da doença.

Atrito dos ossos em casos de osteoartrite causa dor e ruídos

A reumatologista Licia Mota explica como o paciente com osteoartrite se sente quando ocorre atrito entre os ossos: “Na hora que ele se movimenta, um osso passando sobre o outro causa a sensação de que existem fragmentos, como areia e pedrinhas soltas dentro da articulação. Muitas vezes, ele ouve o barulho das crepitações ou estalos e pode ter uma sensação de travamento ou instabilidade”.  

Quando esses fragmentos são grandes ou nos casos em que ocorre a ruptura de uma estrutura como o menisco, eles podem ficar presos dentro da articulação. “Isso pode levar a um movimento de falseio. O paciente sente como se a articulação falhasse. É uma sensação de travamento com dor intensa”, informa a especialista.

Osteoartrite dificulta movimentação do paciente

Esse forte incômodo causado pelo atrito dos ossos e também pela inflamação que a osteoartrite provoca pode atrapalhar a locomoção do paciente. “Na fase mais avançada da doença, o paciente pode ter dificuldade para se movimentar, tanto pela intensidade da dor quanto pela rigidez que apresenta. Existe uma incapacidade mecânica pelo grau de acometimento da articulação”, alerta a médica.  

Vale lembrar também que, com o tempo, a osteoartrite leva a um enfraquecimento da musculatura que sustenta a articulação. De acordo com a profissional, com o desuso, o músculo em volta da área afetada sofre um processo de atrofia, o que também agrava a dificuldade de movimentação do corpo.  

Explicação:

Perguntas interessantes