Por que não se pode dizer que Descartes é cético, apesar de sua dúvida ser a respeito de toda a realidade? 2— (UFMG) Leia este trecho: “Suporei, pois, que há não um verdadeiro Deus, que é a soberana fonte da verdade, mas certo gênio maligno, não menos ardiloso e enganador do que poderoso, que empregou toda a sua indústria em enganar-me. Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons e todas as coisas exteriores que vemos são apenas ilusões e enganos de que ele se serve para surpreender minha credulidade. Considerar-me-ei a mim mesmo absolutamente desprovido de mãos, de olhos, de carne, de sangue, desprovido de quaisquer sentidos, mas dotado da falsa crença de ter todas essas coisas. Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento; e se, por esse meio, não está em meu poder chegar ao conhecimento de qualquer verdade, ao menos está ao meu alcance suspender meu juízo. Eis por que cuidarei zelosamente de não receber em minha crença nenhuma falsidade, e prepararei tão bem meu espírito a todos os ardis desse grande enganador que, por poderoso e ardiloso que seja, nunca poderá impor-me algo.” (Descartes. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 88-89.) Nesse trecho, o autor refere-se aos grandes poderes de um suposto gênio maligno. Com base na leitura desse trecho e considerando outras ideias contidas nessa obra de Descartes, redija um texto explicando como o filósofo se mostra capaz de vencer o gênio maligno. (ARANHA, M.L.A. & MARTINS, M.H.P., 2009, p. 178)
Soluções para a tarefa
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Através da dúvida metódica e da construção de elementos que possam solucionar essa teoria Descartes do gênio maligno.
Para Descartes a dúvida metódica pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta.
É a partir dela que ele busca a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.
Descartes resolve demolir toda essa base herdada para produzir uma nova construção mais sólida feita por ele mesmo, mas levando em consideração as produções científicas em um momento anterior.
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