Por que não podemos considerar a Covic-19 como surto ou edemia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque um surto ou epidemia é algo local. Ou seja, apenas em um bairro, cidade, estado ou país. No caso da Covid-19, é uma pandemia, já que, no momento em que uma doença contagiosa se espalha por 2 ou mais países, a situação passa de epidemia para pandemia.
Quando muitos casos de uma doença contagiosa começam a ser reportados,
começam a surgir as dúvidas sobre como definir a situação que está ocorrendo: surto
ou epidemia? O que nem todos sabem é que cada termo representa não apenas um
nível de transmissão, mas uma delimitação do alcance da doença e de quais esforços
serão necessários para combatê-la.
O primeiro conceito importante a ser entendido na verdade é o de endemia. Trata-se de uma certa quantidade de casos que historicamente já ocorrem em determinada região do país e não se espalham para outros locais. Além disso, essas doenças podem ser sazonais, ou seja, sua frequência varia de acordo com a época do ano. Um exemplo é a febre amarela, que é considerada endêmica na região Norte do Brasil e a frequência aumenta no verão, que é a época mais quente do ano nesta região.
SURTO_Acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. Os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada.
Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto, pois acontece em regiões específicas, como um bairro, ou até mesmo em creches, quartéis e escolas. Quando apenas um ou poucos países têm uma epidemia, ela pode ser classificada a nível mundial como um surto, como é o caso do atual surto de ebola na República Democrática do Congo, na África.