História, perguntado por beatrizoliveiracosta, 8 meses atrás

Por que não havia muitas mulheres participando na política na época em que Marie Gouze viveu?

Soluções para a tarefa

Respondido por ALINEBRITOWULFING
3

Resposta:

Objetivo principal era a luta pela igualdade dos direitos políticos e legais para as mulheres. Reunia-se na casa da conhecida defensora dos direitos das mulheres Sophie de Condorcet. Foi aí que Olympe expressou pela primeira vez sua famosa assertiva: "a mulher tem o direito de subir ao cadafalso; ela deve igualmente ter o direito de subir à Tribuna".

Explicação:

Em um de seus principais escritos, a Declaração dos Direitos da Mulher (1791), Olympe de Gouges reivindicou através de uma espécie de releitura irônica à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a igualdade em direitos da mulher e do homem, denunciando o encobrimento provocado pelo termo “Homens”, o qual, teoricamente nesse caso, funcionaria como sinônimo de humanidade. Para de Gouges, os direitos negligenciados pelos quais ela escreve a Declaração são frutos de um “império tirânico”de opressão do homem, que, ao contrário dos animais e do resto da natureza, costurou para si uma exceção a esse comportamento natural de cooperação harmoniosa entre os sexos. A declaração, ao conferir exclusivamente à nação a soberania, reforça também a igualdade entre os sexos, visto que nenhum indivíduo poderia exercer autoridade que não fosse imediatamente ligada à nação.

Apesar de confiar na Revolução Francesa e enxergar em seu advento a inauguração de um novo momento onde os direitos humanos funcionariam de forma plena e sem distinção de gênero ou raça, de Gouges, em alinhamento aos Girondinos mais moderados, era partidária de que se estabelecesse uma monarquia constitucional opondo-se ao estado republicano e, posteriormente, à morte de Luis XVI. Em seu Epílogo à Declaração do Direito da Mulher, entretanto, de Gouges convoca as mulheres francesas a se questionarem quais foram as vantagens que obtiveram na revolução. No seu entendimento, “revolução não significaria um ato de violência, mas uma mudança de consciência”. Assim, de Gouges afirma em sua carta à Rainha Marie Antoinette, a quem dedicou A Declaração dos Direitos das Mulheres que “essa revolução só acontecerá quando todas as mulheres tiverem consciência de seus destinos deploráveis, e dos direitos que elas perderam na sociedade”. Para de Gouges, portanto, era necessária uma revolução filosófica, digna dos princípios sagrados da humanidade.

Perguntas interessantes