Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
Soluções para a tarefa
O processo de industrialização do Brasil ocorreu de maneira muito tardia, porém se manifestou em um período de tempo relativamente curto, isto é, iniciou-se a partir da década de 1930 e consolidou-se a partir da década de 1970 em diante. Em termos de distribuição espacial, houve uma grande concentração das indústrias no país, fruto, principalmente, do aproveitamento das infraestruturas previamente existentes na economia cafeeira da região Sudeste do país.
Nesse sentido, referir-se aos processos de concentração e desconcentração industrial no Brasil é referir-se ao movimento migratório realizado pelas fábricas e empresas por todo o território brasileiro ao longo dos últimos tempos. Em síntese, pode-se afirmar que a intensa concentração industrial na região Sudeste do país está lentamente se desfazendo, embora o quadro esteja muito longe de se reverter.
Os principais motivos para a distribuição desequilibrada da indústria no brasil são:
- Reaproveitamento da estrutura cafeicultora no sudeste.
- Maiores incentivos fiscais no sudeste.
- Maior concentração populacional no sudeste.
- O sudeste é uma região bastante central, é fácil transporte para o resto do país.
- O Porto de Santos fica no sudeste.
Além disso, as industrias no resto do país tendem a se concentrarem em algumas poucas cidades em cada estado, ou em apenas um estado na região, como na região norte, onde boa parte da indústria e concentra no polo industrial de Manaus.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2662565