Por que não há eclipses todos os meses?
Soluções para a tarefa
Os eclipses são, sem dúvidas, um dos fenômenos naturais que mais impressionaram a humanidade ao longo dos séculos desde a antiguidade. Tal fascínio era fruto ou de sua beleza ou do mistério que por séculos foi atribuído à ira divina! Entretanto, hoje, conhecemos muito bem como ocorrem os eclipses solares e lunares.
Para ocorrer um eclipse, seja Solar ou Lunar, são necessários três “componentes” básicos: uma fonte de luz, que nesse caso é o próprio Sol, um obstáculo e um anteparo.
No eclipse Solar, a Lua, colocada entre o Sol e a Terra, irá projetar nesta uma sombra. Para os observadores, nesta região de sombra, o Sol fica “invisível”, pois sua luz é bloqueada pela Lua. Eclipses solares ocorrem na fase de lua nova, quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra. Já no eclipse Lunar, Terra e Lua invertem seus papéis, sendo a Terra posicionada entre o Sol e a Lua. Assim, a Terra impede que a luz solar chegue em uma região do espaço (cone da sombra) que será invadida pela Lua. Ao entrar nessa região, a Lua, deixa de refletir a luz solar, se tornando “invisível” para observadores na Terra. O eclipse lunar ocorre na fase de lua cheia.
No esquema, abaixo, podemos perceber o arranjo desses três corpos nesses dois casos: Percebemos, então, que os eclipses, solares ou lunares, dependem do alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua, que, em teoria, ocorre a cada 27,3 dias (período no qual a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra), proporcionando uma fase de lua cheia e uma de lua nova
Como não há eclipses com tanta frequência, é fácil imaginar que estes dois planos não coincidem. Aliás, sabemos que eles possuem uma inclinação de 5º, o que é suficiente para a Lua passar por cima ou por baixo do cone de sombra da Terra (ou vice versa) permanecendo, por isso, sempre iluminada durante todo (ou quase todo) o ano
Teríamos eclipses todos os meses se o plano da órbita da Lua fosse coplanar (ou seja, estivesse no mesmo plano) com o da órbita da Terra em torno do Sol, pois, dessa forma, estaria garantido o alinhamento perfeito para que o cone de sombra de um corpo incidisse sobre o outro.
Não há eclipses todos os meses porque o Sol a Terra e a Lua precisam estar no mesmo plano denominado eclíptica e em um certo alinhamento em específico.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que a Lua passa por este plano duas vezes por mês, uma durante o ciclo da Lua cheia e outra durante a Lua nova, se o momento que a lua passar por este plano o Sol e a Terra estiverem numa posição favorável (alinhados) teremos um eclipse.
Finalizando então, sabemos que um eclipse do Sol aparecerá se estivermos na Lua nova, ou um eclipse da Lua se estivermos na Lua cheia.