Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos?
A resposta está na função evolutiva das cócegas – elas eram um alerta de que animais perigosos passeavam por nosso corpo, nos tempos em que dormíamos e caçávamos no meio do mato. O movimento de uma aranha ou um escorpião sobre nossa pele ativa o córtex sensorial primário, que provoca uma reação em cadeia. Sentimos pânico, e ele se expressa na forma de risadas nervosas e incontroláveis. É por isso que muitas pessoas já começam a rir só com a ameaça de cócegas – o Instituto Karolinska, na Suécia, fez o teste com voluntários e descobriu que, nessas situações, eles ativam a mesma região encefálica.
Só que é difícil enganar o cérebro: quando tentamos provocar essa reação em nós mesmos, usando nossas mãos ou outros objetos, ele não interpreta como sinal de perigo. O cerebelo, região responsável por coordenar o movimento dos músculos, não cai na pegadinha e desliga o alarme de pânico. Mesmo as pessoas que sentem mais cócegas (elas são mais sensíveis porque têm mais receptores táteis na pele) não conseguem provocar a reação nelas mesmas. Nem na sola do pé ou nas axilas, lugares que concentram muitos desses receptores.
De acordo com o texto, as cócegas tem uma função muito importante em nosso corpo e em nossa historia evolutiva. Explique essa importância.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás