Por que , na teoria de Marx , a religião é o ópio do povo ?
Soluções para a tarefa
A interpretação dele para esta frase é bastante simples, ele refere-se à religião como sendo responsável por muitos atentados à pessoa humana, para quem não se lembra foi a religião que instalou a inquisição, no fundo Marx, tenta avisar as pessoas para os efeitos secundários que a religião pode ter, por vezes é muito melhor não ter uma religião concreta, pois aí terá uma capacidade de tomar opções e de ver a realidade como ela é, e não como a sua religião quer que você veja.... até aos 18 anos não perdia uma missa, minha entrada na faculdade abriu-me um pco a mente, levando a questionar todo o ensinamento da minha religião, hoje, cnt católico, mas não sigo o que a minha religião me diz, por exemplo, sou a favor do aborto, do celibato, coisas que a igreja católica ignora... Marx temia o poder de persuasão/influencia da religião, por isso lhe chama o ópio do povo...
Segundo Marx a sociedade evoluiria com o decorrer da história, podemos perceber que não somente Marx tem esse pensamento (que a religião é algo primitivo e causa embrutecimento moral),existem várias teorias assim.
Mas de acordo com Marx, a sociedade evoluiria de a partir do comunismo primitivo, este seria o primeiro passo de evolução, e neste passo de evolução, a sociedade acreditaria na religião, depois disso viria evoluções como escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo e comunismo, e neste ponto a ciência explicaria e a religião não teria tanta moral ou talvez nem existiria. Podemos reparar que todo grau de evolução começa na religião e termina na ciência.
Espero ter ajudado, até mais.