Por que, na produção do etanol é utilizada a destilação fracionada para separar o álcool da água ao invés de utilizar a destilação simples?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tanto a destilação simples quanto a fracionada são métodos físicos de separação de misturas homogêneas (aquelas que apresentam apenas uma única fase). Esses procedimentos utilizam como princípio fundamental o ponto de ebulição das substâncias presentes na mistura.
Como a análise do ponto de ebulição é extremamente relevante nas destilações, é importante relembrar que esse ponto é a temperatura na qual uma substância deixa de ser líquida e passa a ser gasosa. O ponto de ebulição da acetona, por exemplo, é algo em torno de 58 oC. Assim, caso seja aquecida até essa temperatura, ela deixará de ser líquida e se transformará em gás.
Explicação:
As misturas que podemos separar por meio da destilação simples não são as mesmas que podemos separar pela destilação fracionada. Na destilação simples, separamos uma mistura homogênea que apresenta um sólido dissolvido em um líquido (água com cloreto de sódio). Já na fracionada, separamos uma mistura homogênea que apresenta um líquido dissolvido em outro líquido (água com acetona).