Por que na classificação atual as arqueas foram separadas das bactérias em um reino a parte?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Oiie meu anjo, turu bom?
No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja: sem carioteca. Outras diferenças entre procariontes e eucariontes consistem nos primeiros possuírem um simples cromossomo, constituído por uma única molécula circular de DNA, sendo o genoma organizado neste.
Entretanto, essa classificação está cada vez mais em desuso, uma vez que análises mais profundas foram feitas, percebendo-se que esses indivíduos poderiam ser divididos em dois reinos distintos (o mesmo aconteceu com os protistas).
Assim, integrantes do Reino Monera passaram a ser considerados os reinos Archaea e Bacteria, sendo os outros seres vivos divididos nos reinos Animalis, Fungi, Plantae, Archezoa, Protista e Chromista – os três últimos englobam os organismos que eram pertencentes ao reino Protista. Essa classificação é chamada de sistema de oito reinos.
Há, ainda, outra forma de se avaliar os seres vivos, denominado sistema de três domínios, nos quais são divididos nos domínios Arquea, Bacteria e Eukarya. Esses se diferem daqueles quanto à composição do RNA ribossômico, estrutura da parede celular e metabolismo.
As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
Bactérias são representadas por bactérias, cianobactérias, rickéttsias (parasitas intracelulares minúsculos!) e micoplasmas (os menores organismos capazes de se autorreplicar). Quanto às bactérias, a membrana plasmática é recoberta pela parede celular e, em algumas espécies, há a presença de uma cápsula. A parede celular é que auxilia na classificação das Bactérias, uma vez que são responsáveis pela suscetibilidade a doenças e coloração pelo método de Gram. As Gram-positivas são sensíveis à sulfa e possuem parede formada basicamente de uma só camada, colorando de cor violeta na Coloração de Gram; as Gram-negativas são sensíveis à penicilina, possuem parede formada de duas camadas e ficam com cor rosa ao serem coradas. Essas últimas são consideradas mais perigosas, uma vez que suas paredes são menos permeáveis a antibióticos.
Espero ter ajudado, bons estudos
pcf36216513:
vc pode resumir para mim em 2 linhas
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás