Geografia, perguntado por SofiaMoon, 11 meses atrás

Por que muitos países adotam fusos completamente diferentes ao seus fusos originais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por annapaulabm12
2

Os limites práticos são os limites adotados por países de grande extensão para definir a variação de seu fuso horário. O Brasil por exemplo, abranje 4 fusos diferentes na teoria, o que ia diferenciar 2 horas a mais do Acre em relação ao horário oficial do país, que é o de Brasília. Por isso foi definido um limite prático de 3 fusos dentro do território, assim, Acre e alguns outros tem apenas 1 hora de diferença em relação a Brasilia.

Respondido por enzomarques1707
3

A hora marcada em nosso relógio não é a mesma hora de uma pessoa que mora no Japão. Isso acontece porque diferença de hora está relacionada ao movimento de rotação da Terra e ao movimento aparente do sol.

No passado, antes do século XIX, as horas marcadas baseavam-se no movimento aparente do sol. Entretanto, o movimento de rotação da Terra não produz dias e noites iguais, e, por praticidade, adotou-se um tempo solar em que dia e noite tinham a mesma duração.

Mas essa praticidade durou somente até o século XIX, quando as pessoas começaram a deslocar-se de um lugar para o outro com mais intensidade. Dentro de um mesmo país, viram que existia uma diferença de hora de um lugar para outro, e isso causava grandes transtornos.

Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.

Espero ter ajudado, ou então pelo menos ter te dado uma luz para encontrar a resposta

Perguntas interessantes