História, perguntado por brenooo99, 10 meses atrás

Por que Michelangelo era o artista favorito dos papas?


arianepereiralucas20: Michelangelo Buonarroti, ao longo de seus oitenta e oito anos, serviu a nove papas, e o presente trabalho foca nestas relações entre o artista e os pontífices.

Michelangelo foi o artista responsável pela escultura da Pietá, pela pintura do teto da Capela Sistina, pela pintura do Juízo Final, dos túmulos de pessoas importantes da Igreja e de projetos arquitetônicos como a fachada e a cúpula da Basílica de São Pedro.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheszin
1

Resposta:

5. Leão X, O Papa Mundano.

17 de Março de 1513, Giovanni de’ Medici, recebe a maioria dos votos e é eleito pontífice sob o nome de Leão X (1513-1521). Desde criança, Giovanni foi preparado para o clero. De acordo com Scotti (2006,p.136), tornou-se padre aos oito anos, abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino aos onze e cardeal com apenas treze anos.

Filho de Lourenço o Magnífico, Leão X era o oposto de Júlio II. Divertido, educado e muito espirituoso, fez de Roma novamente o centro cultural do mundo de acordo com McBrien (2009, P.279).

Torna-se necessário contextualizar o estado de espírito da Igreja renascentista que ao contrário da Igreja medieval não pensava nos pecados e na remissão destes como forma de controle e política, mas sim no sentido de o homem ser o centro, e por este ser a imagem e semelhança de Deus, o paraíso era na terra e os homens que eram incumbidos da missão deixada pro Jesus, abusavam dos luxos mundanos. A beleza estava acima da bondade.

Nos primeiros anos do pontificado de Leão X, o papa trouxe de volta alguns artistas florentinos que de acordo com Scotti (2006, p.141), Bramante tinha conseguido marginalizar durante o pontificado de Júlio II, como o exemplo, o arquiteto Giuliano da Sangallo que retornou após a eleição de Leão X para projetar um novo palácio Medici na Piazza Navona. Além disto, Leão X tinha muito apreço por um jovem e carismático artista da cidade de Urbino, Rafael Sanzio (1483-1520), que já prestara anteriormente serviços a Júlio II.

Enquanto Michelangelo pintava o teto da Sistina, Rafael foi incumbido de pintar as stanze, ou salas papais do palácio do Vaticano. Em uma delas, fez um grande mural denominado A Escola de Atenas, onde o jovem artista pintou os mais influentes filósofos da Grécia antiga. Neste período, o artista rivalizou pela atenção e os recursos do papa com Michelangelo que era oito anos mais velho que Rafael. Tanto era o apreço de Leão X por Rafael que quando Bramante morreu em 1514, Rafael se tornou o capomaestro, ou seja, o arquiteto chefe da Basílica de São Pedro, mesmo sem ter nenhuma experiência.

Enquanto isso, nos primeiros anos do pontificado de Leão X, Michelangelo voltou a focar no projeto do túmulo de Júlio II, criando três de suas principais obras, sendo um Moisés29 e dois escravos que ficaram incompletos e são denominados: Escravo rebelde e Escravo agonizante30.

Embora tivesse intimidade com Leão X por terem convivido na casa dos Medici, Michelangelo, já em seus quarenta anos de vida em 1515, ainda não havia sido procurado pelo papa para nenhum trabalho, e desta forma o artista resolveu voltar para Florença para continuar focando no túmulo de Júlio II, mas com esperança de ser chamado em breve pelo atual pontífice para trabalhar.

O que se sabe, é que de acordo com Gayford (2015, p.296), Michelangelo recebeu uma pequena encomenda de Leão X, provavelmente ainda em 1515. Esta encomenda se trata do projeto para uma fachada de uma pequena capela privativa que estava sendo construída no Castel Sant’Angelo31, em Roma.

Torna-se um ponto curioso entender o motivo de Michelangelo aceitar encomendas pequenas mediante a sua genialidade e seu ego enquanto Rafael cuidava da principal obra de Roma. Neste momento Michelangelo certamente estava aflito, pois sabia que teria que terminar a tumba de Júlio II, e inclusive estava sendo pressionado pelo sobrinho do pontífice, Francesco Maria della Rovere (1490-1538), o Duque de Urbino.

Uma grande reviravolta neste caso e que pode ter ajudado Michelangelo, foi que o Papa Leão X tomou a cidade de Urbino e excomungou Francesco, aliviando pelo menos naquele momento, a pressão que o artista estava sentindo. Gayford (2015, p.308) relata que foi provavelmente neste período que o papa Leão X encomendou para o artista uma grande fachada para a igreja da família Medici em Florença, a igreja de San Lorenzo.

ESPERO TER AJUDADO ;)

Perguntas interessantes