Biologia, perguntado por brendaa692345, 11 meses atrás

por que mesmo com abundância de fontes de energia renováveis,elas são pouco utilizadas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaogabriellima16030
2

Resposta:

Fontes renováveis de energia são recursos energéticos que podem regenerar-se em um curto espaço de tempo, sendo considerados, portanto, inesgotáveis. São ainda uma alternativa ao modelo energético mundial, que se limita ao uso de combustíveis fósseis.

O uso de fontes energéticas ampliou a capacidade de produção do homem, principalmente no contexto da Revolução Industrial. Nessa fase, iniciou-se o uso de tecnologias e maquinários em larga escala. A principal fonte de energia utilizada nesse contexto foi o carvão mineral, considerado um combustível fóssil. Desde então, a matriz energética no mundo é dependente desse tipo de combustível, também conhecido como energia convencional ou não renovável.

Fontes renováveis e não renováveis de energia

As fontes não renováveis de energia são recursos energéticos que não se regeneram a curto ou a médio prazo, portanto, podem esgotar-se. A obtenção dessas energias causa impactos ambientais negativos, por exemplo, a queima de carvão mineral libera à atmosfera gases poluentes, que contribuem para o aumento do aquecimento global. As fontes não renováveis, também chamadas de fontes convencionais energéticas, constituem o modelo energético mundial, ou seja, são as fontes mais usadas para obtenção de energia. Os combustíveis fósseis e seu processo de queima agravam os problemas ambientais.

As fontes de energia renováveis são consideradas uma alternativa ao modelo energético atual, visto que seu uso causa menos impactos negativos ao meio ambiente. Algumas fontes de energia renováveis são consideradas limpas e têm bom custo-benefício. Além disso, podem regenerar-se em um curto espaço de tempo.

Observe abaixo alguns exemplos de fontes de energia renováveis e não renováveis:

Fontes renováveis de energia

Fontes não renováveis de energia

Energia solar

Petróleo

Energia eólica

Carvão mineral

Biocombustíveis

Energia nuclear

Energia geotérmica

Gás natural

Energia hidráulica

Xisto betuminoso

Vantagens e desvantagens do uso de fontes renováveis de energia

Ampliar o modelo energético atual é uma necessidade diante do agravamento de problemas ambientais causados por gases poluentes liberados à atmosfera por meio da queima de combustíveis fósseis. Aquecimento global, efeito estufa e alterações climáticas são exemplos de danos causados ao meio ambiente. O uso de fontes renováveis é uma alternativa para geração de energia limpa, que causa menos danos ao meio ambiente. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens do uso dessas fontes de energia:

1. Vantagens

Os danos ao meio ambiente são mínimos comparados aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis de energia.

As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza.

Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.

A utilização das fontes renováveis de energia pode diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas.

Algumas fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, são capazes de produzir energia a baixo custo. Essas fontes de energia poderão tornar-se mais viáveis à medida que houver avanços nas tecnologias demandadas por elas.

Veja também: Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear

2. Desvantagens

A maioria das fontes renováveis de energia é considerada limpa. Apesar disso, algumas delas podem causar problemas ao meio ambiente. Um exemplo é a energia eólica, cujos aerogeradores provocam mudanças nas paisagens dos locais em que são instalados, além de influenciarem o fluxo migratório de aves da região.

Os biocombustíveis apresentam alguns problemas em relação ao seu uso. Um deles está relacionado com a intensificação do desmatamento. O uso da biomassa para geração de energia por meio da queima de vegetais necessita da ampliação de áreas de cultivo, ocasionando, consequentemente, desmatamentos. Outro problema relaciona-se ao uso dos recursos hídricos. A prática agrícola é responsável por boa parte do consumo de água no mundo. Se a agricultura for ampliada, a demanda da água também será, podendo impactar os recursos hídricos.

Apesar de limpas e apresentarem bom custo-benefício, as fontes renováveis de energia demandam uso de tecnologias avançadas para que sejam viabilizadas economicamente. Sendo assim, a população ainda não tem acesso a todas essas fontes.

Tipos de fontes renováveis de energia

As principais fontes renováveis de energia são: energia solar, energia hidráulica, energia geotérmica, energia dos oceanos, energia eólica e biocombustíveis.

A energia solar representa uma fonte de energia limpa e com ótimo custo-benefício.

A energia solar representa uma fonte de energia limpa e com ótimo custo-benefício.

Perguntas interessantes