Por que Méroe é considerada um berço da civilização na África ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os descendentes daqueles que migraram do Saara-Sudão em direção ao sul se misturaram a populações locais, praticando a agricultura e a mineração. O fator mais importante no seu desenvolvimento seria a tecnologia do ferro, de modo geral a partir de 500 d.C., que também propiciou o sucesso de Méroe e Axum. No comércio de ouro e marfim, intermediado pelos berberes, fundou-se em parte a base econômica de grandes Estados africanos ao sul do Saara, entre os primeiros do Império de Gana.
Quase um milênio antes da era cristã, surge na confluência dos rios Niger e Benue a civilização nok, conhecida pelas suas sofisticadas obras de arte. Com o uso do ferro, sua rica cultura duraria até o início do terceiro século da era cristã.
Explicação:
Os mouros, basicamente povos africanos islamizados, dominaram a península ibérica durante séculos, ocasionando um verdadeiro iluminismo na Idade Média européia ao protagonizar o avanço dinâmico do conhecimento humano. Na Europa, naquela época, não havia dúvida quanto à identidade africana dos mouros, como testemunham o personagem Otelo, de Shakespeare, bem como retratos pintados e bustos esculpidos à época.
A circunscrição do olhar histórico aos últimos quinhentos anos reforça a imagem construída, muito recentemente, dos povos africanos como primitivos ou eternos escravos. Ao deixar de lado 5.500 anos de desenvolvimento africano que antecedem o período da escravidão mercantil, essa perspectiva encoberta um fato incontestável: os africanos viveram apenas uma ínfima parte de seu tempo histórico amarrados aos grilhões da escravidão mercantil. Durante milênios, foram agentes ativos do desenvolvimento da civilização humana em todo o mundo. Você já havia pensado nisso? O período da escravidão mercantil e da colonização e descolonização da África correspondem a menos de 8% dos seis mil anos da história africana! Ou seja, os africanos viveram 92% de sua história exercendo sua soberania e contribuindo para a construção da civilização e do desenvolvimento em todo o mundo. Observe a linha do tempo da história africana apresentada a seguir: