por que menos vezes menos da mais
Soluções para a tarefa
Resposta:Quando somos apresentados pela primeira vez aos números negativos, dizem-nos que ao multiplicarmos dois números menores que zero encontramos um número positivo, de modo que, por exemplo, (-2)x(-3) = +6. Isso muitas vezes parece bastante intrigante.
O primeiro ponto que devemos notar é que, partindo das convenções habituais da aritmética sobre os números positivos, temos a liberdade de definir (-2)x(-3) como bem entendermos. Poderia ser -99, ou 127π, se desejarmos. Portanto, a principal questão não é quanto ao valor real, e sim quanto ao valor adequado. Diversas linhas de pensamento convergem para o mesmo resultado - isto é, que (-2)x(-3) = +6. Incluí aqui o sinal + para enfatizar.
Mas por que isto é adequado? Eu gosto da ideia de interpretar um número negativo como uma dívida. Se minha conta no banco contém $-3, então eu devo $3 ao banco. Suponha que minha dívida seja multiplicada por 2 (positivo): nesse caso, ela certamente se transformará em uma divida de $6. Portanto, faz sentido insistir que (+2)x(-3) = -6, e a maioria de nós ficaria satisfeita com isso. No entanto, o que seria (-2)x(-3)? Bem, se o banco cancelar amavelmente duas dívidas de $3 cada uma, eu terei $6 a mais - minha conta se alterou exatamente como se alteraria se eu tivesse depositado $6. Portanto, em termos bancários, queremos que (-2)x(-3) seja igual a +$6.
O segundo argumento é que (+2)x(-3) e (-2)x(-3) não podem ser ambos iguais a +6. Se fosse assim, poderíamos eliminar o -3 e deduzir que +2 = -2, o que é bastante tolo.
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Explicação passo a passo:
É só uma parábola exemplar:sem parenteses é quanto eu devo e com parenteses é a quantos eu devo