Por que israel e um dos paises mais industrializados
Soluções para a tarefa
Resposta:
Israel tem uma economia de mercado com tecnologia fortemente desenvolvida. É dependente de importação de grãos, carnes e petróleo. Apesar dos escassos recursos naturais (85% de terras desérticas), Israel desenvolveu intensamente sua agricultura e indústria, exportando tecnologia nestas áreas.
Explicação:
boa sorte
Israel é hoje um país industrializado, a maior parte de sua produção, inclusive muitos campos tradicionais, tem como base uma intensa pesquisa e desenvolvimento, e sofisticados processos tecnológicos, ferramentas e máquinas. Este é o resultado de um desenvolvimento muito rápido e intenso.
O setor industrial, hoje dinâmico e amplamente diversificado, desenvolveu-se a partir de pequenas oficinas criadas no final do século XIX para a fabricação de implementos agrícolas e processamento de produtos agrícolas. Dois incentivos provocaram a transformação inicial dessas oficinas em fábricas mais modernas, a imigração de empresários e engenheiros experientes da Alemanha na década de 30 e a crescente demanda por produtos industriais durante a II Guerra Mundial (1939-1945) à medida que as forças aliadas na região necessitavam de vários produtos, especialmente de roupas e alimentos enlatados, e a região necessitava de mercadorias que não poderiam ser importadas da Europa por causa da guerra.
Até os anos 70, os setores industriais tradicionais (processamento alimentício, têxteis e moda, móveis, fertilizantes, pesticidas, assim como produtos farmacêuticos, químicos, de borracha, plástico e metal) constituíam a maior parte da produção industrial do país. Nesse período grande parte dos recursos foi direcionada para a agricultura em desenvolvimento, produção e processamento de alimentos, e infraestrutura, proporcionando emprego rapidamente a muitos imigrantes não qualificados.
A fase seguinte da industrialização concentrou-se no desenvolvimento e fabricação de armas necessárias à defesa do país. Foi acelerada por causa dos embargos de armas que colocaram em risco o estado nascente. O grande investimento na aviação e nas indústrias de armamento criou novas tecnologias que se tornaram a base das indústrias de alta tecnologia de Israel, como dispositivos médicos, produtos eletrônicos, software e hardware, telecomunicações, etc. Na década de 1980, os israelenses que trabalhavam no Vale do Silício retornaram a Israel, abrindo centros de desenvolvimento de empresas multinacionais, como Intel, Microsoft, IBM, entre outros. Na década de 90 uma imigração altamente qualificada de cientistas, engenheiros, técnicos e profissionais de saúde da antiga União Soviética permitiu a modernização da indústria de Israel elevando-a ao seu atual nível de sofisticação, com sua grande variedade de produtos de exportação.
Devido à sua falta de recursos naturais e matérias-primas, uma vantagem de Israel é a sua força de trabalho altamente qualificada, institutos científicos, e centros de R&D. Hoje, a indústria israelense se concentra principalmente na fabricação de produtos com alto valor agregado, através do desenvolvimento de produtos baseados na criatividade científica e inovação tecnológica de Israel.