Por que indiretamente a globalização fortalece o crime organizado??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Especialistas dizem que a crescente integração entre os países, característica da globalização, facilita a atividade de movimentos de defesa dos direitos humanos, instituições de caridade e grupos ambientalistas.
Ao mesmo tempo, porém, abre grandes oportunidades para atores bem menos desejáveis: as organizações criminosas transnacionais.
O combate a grupos que traficam drogas, lavam dinheiro desviado do contribuinte, contrabandeiam armas ou vendem jovens para serem escravos sexuais constitui um desafio todo especial para qualquer governo.
Entre as dificuldades está o fato de que é difícil para um governo nacional combater grandes redes de crime organizado sem ter controle sobre todas as áreas onde os criminosos atuam.
Tome como exemplo o tráfico de cocaína. A droga é produzida em lugares como a Colômbia, mas a parte mais importante do mercado consumidor se encontra nos países ricos, principalmente nos Estados Unidos.
O dinheiro lucrado com as drogas é lavado em paraísos fiscais, e países como o Brasil, que servem como entreposto e mercado ao mesmo tempo, acabam apresentado um pouco de cada problema.
Especialistas dizem portanto que um combate efetivo ao narcotráfico só pode ser conseguido por meio da cooperação entre vários governos nacionais – algo muito difícil de conseguir.
Espero que tenha te ajudado!