Por que igualdade, democracia, propriedade são valores burgueses? A burguesia não é contra isso? Não quer o poder para eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
é preciso notar que no momento histórico das revoluções burguesas a burguesia estava em oposição a uma nobreza aristocrática e ao absolutismo do rei. Nesse sentido, a burguesia valoriza a democracia (acredito que o termo mais correto aqui seria a república), como uma forma de limitação do poder real. O mesmo com relação a propriedade: o objetivo era garantir que o rei não iria interferir no comércio nem na propriedade privada pertenecente a essa burguesia.
Isso fica mais claro ao se epsnar que no absolutismo o rei faz as leis, as coloca em prática e julga quem as descumpre. O pensamento burguês era o de tentar ganhar poder ao limitar o poder real e se introduzir dentro da política. É possível notar esse desejo pelo pensamento dos iluministas que, em grande parte, inspiraram as revoluções burguesas. Por exemplo, John Lock acreditava na propriedade privada como um direito natural e que o povo poderia se rebelar contra um estado que fosse tirano, ou seja, que infringisse os direitos naturais. Já Montesquieu aprofunda essa ideia ao introduzir a teoria da divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), o qual impediria o governante, pertencente ao executivo, de interferir no legislativo e no judicário.
Explicação: