Geografia, perguntado por zuk26gomes, 8 meses atrás

por que hinduísmo e judaísmo estão concentrados mais num único lugar?
HELP

Soluções para a tarefa

Respondido por maryanpac
5

Resposta:

Existem várias outras semelhanças que chamam a atenção. No hinduísmo, o ser celestial supremo é composto por uma trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Vamos encontrar algo semelhante no Cristianismo na trindade “Pai-Filho-Espírito Santo”. Outro exemplo, no hinduísmo, acredita-se que Vishnu tenha vindo à Terra em diversas oportunidades, sendo que em uma delas (na oitava) tenha assumido a forma de Krishna, com muitas semelhanças com Cristo.

Tais semelhanças entre o judaísmo e o hinduísmo levaram muitos estudiosos a acreditar que ambos (com suas ramificações) sejam expressões de uma mesma religião originada há 5 mil anos em algum ponto do atual Irã. Há muito material escrito sobre essa teoria, como é o caso do site Torahveda  que explora as semelhanças do Torah, o livro sagrado do judaísmo, e o Veda, o livro sagrado do hinduísmo.

Explicação:

O hinduísmo

O hinduísmo é uma religião muito antiga, presume-se que tenha surgido há cerca de 4 ou 5 mil anos.  Sua origem está relacionada com a migração de um povo originário de uma região que corresponde hoje ao centro do Irã e que colonizou o vale de um rio chamado Indo, que nasce no Himalaia e deságua no Mar da Árábia, no Oceano Índico, atravessando o atual Paquistão.

Esse povo, conhecido com povo ariano, falava uma língua chamada sânscrito e, depois de ocupar o vale do Indo, ocupou também o vale do Ganges, outro rio que nasce no Himalaia, atravessando todo o norte da Índia, desaguando na Baía de Bengala.

Ao redor de 1500 aC, os arianos escreveram quatro livros chamados Vedas, que são a base da religião hindu ou hiduísta. Os arianos, por isso, são também chamados de védicos.

Ao redor de 500 aC, um hindu chamado Sidartha Gautama criou uma dissidência do hinduísmo, que veio a ser chamada de budismo e que hoje se encontra muito difundida no Tibet, no  sudeste asiático, no Japão e na China. Assim, o hinduísmo e o budismo são “parentes” e guardam muitos elementos comuns.

O judaísmo

Na mesma época e não muito longe dali, um pastor de ovelhas chamado Abrãao criava uma outra religião que veio a se tornar o judaísmo. Ou seja, o judaísmo também é uma religião muito antiga, de aproximadamente 4 a 5 mil anos.  Crê-se que Abrãao seja de um local chamado Ur que se localizava no vale dos rios Tigre e Eufrates, onde se estabeleceram as civilizações mesopotâmicas (Suméria e Babilônia).

No judaísmo, a semelhança do Hinduísmo, também houve uma dissidência, que foi o Cristianismo. Jesus Cristo, nascido judeu, criou uma religião que hoje é a mais difundida em todo o mundo, com algo ao redor de 2 bilhões de adeptos, considerando todas suas ramificações.

Cerca de 600 anos depois de Cristo, surgiu outra dissidência, criada pelo profeta Maomé, que veio a ser o Islamismo. Maomé não era nem judeu, nem cristão, mas a religião que criou foi fortemente influenciada pelo judaísmo e cristianismo, aceitando Abrãao e Cristo, dentre outros, como seus profetas.

Assim, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo são “parentes”, com muitos elementos comuns.

Respondido por anymallu638
2

Resposta:

o hinduísmo concentra-se quase que totalmente na Índia e o Judaísmo em Israel. Isso acontece porque para seguir o hinduísmo precisa descender do povo hindu, habitantes da Índia, da mesma forma que o Judaísmo só se admitem judeus, filhos de israelitas ou nascidos em Israel.

espero ter ajudado! ♡︎

Perguntas interessantes