por que há poucos rios no norte da África?
Soluções para a tarefa
Se for considerada a extensão territorial do continente, conclui-se que a hidrografia da África não é muito rica. Ela é constituída por poucos rios e lagos de origem tectônica.
No entanto, muitos deles apresentam grande volume de água e exercem bastante influência na vida dos povos africanos. São, em grande parte, planálticos, com muitas quedas d’água e elevado potencial hidrelétrico.
Nas regiões mais áridas do continente, locais onde a taxa de evaporação é superior à de precipitação, muitos rios, além de apresentarem drenagem intermitente ou temporária, são endorreicos, isto é, não deságuam nos oceanos. Já os lagos são, predominantemente, de origem tectônica e aparecem, sobretudo, nas depressões relativas do maciço centro-oriental da África.
Apesar de muitos rios africanos apresentarem características propícias para a geração de energia hidrelétrica, apenas uma parcela muito pequena de seu potencial é utilizada. A falta de investimentos em infraestrutura hidroenergética compromete o desenvolvimento econômico de muitas nações africanas.