Por que há grande presença de areia e arenito no oriente médio e por que essas rochas auxiliam no armazenamento de petróleo no subsolo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A casca terrestre é feita de imensos blocos de rocha chamados placas tectônicas. No Oriente Médio, duas delas se mantêm em choque uma com a outra: a placa Arábica e a Eurasiana. Essa colisão cria, no subsolo, vãos que acabam se transformando em reservatórios de petróleo
A grande presença de areia no Oriente Médio pode estar relacionada ao fato de que esta região possui clima desértico onde a erosão eólica é abundante e a movimentação do vento ao longo do tempo, desagrega partículas da rocha, podendo originar sedimentos como os grãos de areia.
A presença de arenito, pode ser explicada pelo fato de que o arenito é uma rocha sedimentar que tem origem através da sedimentação dos sedimentos da areia. Como a região tem grande quantidade de areia disponível, pode ser considerado um local mais provável e possível para a ocorrência de arenito.
Os arenitos auxiliam no armazenamento de petróleo no subsolo porque é um tipo de rocha que apresenta espaços vazios conectados em seu interior (porosidade). A porosidade de uma rocha é a capacidade que ela possui de armazenar fluidos.
Desta maneira, o arenito funciona como uma rocha reservatório que armazena o petróleo nos espaços vazios em seu interior. Este tipo de rocha, são um dos mais importantes reservatórios de hidrocarbonetos como o petróleo, juntamente com as rochas denominadas carbonatos.
Bons estudos!
Veja mais sobre o mundo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4743234