por que Getúlio Vargas até hoje é o mais importante político do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Getúlio Vargas não só foi o mais importante político como também foi o melhor presidente que já tivemos. TUDO o que ele fez, foi para o bem do país e denominou nosso futuro. Liderou a única revolução da história do país, a revolução de 30, que rompeu com o colonialismo e com a república do café com leite que mantinha o país agrário e arcaico. Fez o Brasil ser o primeiro país do mundo a sair da crise de 29 e do simultâneo colapso do café (cuja depressão em 30 e 31 atrapalha sua média de crescimento), regulando esse produto no país e nos levando a taxas de crescimento de 8,9%, 9,2% e 12% entre 33 e 36. Criou um consenso desenvolvimentista que durou cinquenta anos, lançou as bases da industrialização brasileira, criando a Vale do Rio Doce, CSN, Petrobrás, Eletrobrás e BNDES. Consolidou e universalizou as leis trabalhistas e criou o salário mínimo. Foi o maior distribuidor de renda da história recebendo a alcunha de “Pai dos Pobres”. Instituiu o voto feminino e a proteção para o início da organização sindical num país até então na prática escravagista. Venceu uma guerra civil e alinhou o Brasil com o esforço aliado para derrotar o nazismo. O que pesa aqui contra ele nos critérios estabelecidos é o governo ditatorial durante a Segunda Guerra Mundial, o que não foi incomum na época. Na comparação entre o que recebeu e o que entregou em matéria de liberdades individuais, Getúlio derrubou uma república ditatorial e oligárquica, e entregou uma república democrática, com trabalhadores transformados em cidadãos com direitos e voto universal, constituinte livre e eleições gerais em 45, nas quais elegeu esmagadoramente seu candidato, Eurico Gaspar Dutra. Em 50 voltou de forma também esmagadora pelo voto livre popular para exercer o poder democraticamente, e por fim se suicidou com um tiro no proprio peito para salvar o país de um golpe imperialista.
Espero ter ajudado, bons estudos! ;)
Resposta:A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).
Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo.
Explicação: