por que existem tanta desigualdade e desemprego em nosso cotidiano?
Soluções para a tarefa
Pois nós somos egocêntricos e porosos, só pensamos no que será melhor para nós mesmos, esquecendo-nos dos demais. A nossa economia esta cada vez mais avançada, mas quanto mais avanço em nosso pais, mais desigualdade, parece que o nível de IDH vai diminuindo conforme a economia vai evoluindo. Para podermos melhorar a situação de nossa sociedade, teríamos que mudar, primeiramente, nós mesmos, o ser humano é seu próprio inimigo, e é ele o principal motivo de suas próprias desgraças, enquanto Copa do mundo for mais importante que saúde, educação, estabilização social, dentre tantos outros poréns que a sociedade esquece ou joga para debaixo do tapete, nós continuaremos a decair cada vez mais em nosso próprio lixo de (des) organização social.
O desemprego em massa começou a muito tempo atras, cerca de 1990, com a famosa revolução industrial, nós (seres humanos), fomos substituídos por máquinas, pelo simples fato de que ela são "mais econômicas" ¬¬
Além do mais, hoje em dia, o trabalhador é muito desvalorizado, e muitas vezes, substituídos por estrangeiros. Pois é, fazer o que né ?
Em nosso cotidiano, os principais fatores que contribuem para as desigualdades e os altos índices de desempregos são:
atrasos econômicos e sociais históricos - como é o caso dos países que foram colonizados por nações europeias.
Como exemplo de um país colonizado, podemos citar: o Brasil, que se industrializou de forma tardia (somente na Terceira Revolução Industrial) e sofre com os impactos causados pelas desigualdades.
má distribuição de riquezas entre os países - essa fato fica claro quando compreendemos que existem países com maiores concentrações de riquezas e capacidades produtivas do que outros.
avanço da tecnologia - onde, aos poucos, ocorre a substituição da mão-de-obra humana por máquinas com inteligência artificial.
falta de oportunidades - principalmente para os jovens que não possuem uma mínima experiência na área de atuação. Como consequência da falta de oportunidades, muitos jovens acabam cometendo roubos e furtos, o que agrava ainda mais a problemática social.
falta de mão-de-obra qualificada - principalmente para ocupar postos de trabalho nas empresas multinacionais.
Vá e vença!