Geografia, perguntado por mariaeduardaeduarda5, 7 meses atrás

Por que existem diversos conflitos na região do Oriente Médioxistem diversos conflitos na região do Oriente Médio

Soluções para a tarefa

Respondido por Vilela828
0

Resposta:

A condição de área de passagem entre a Eurásia e a África, de um lado, e entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico de outro, favoreceu o comércio de caravanas que enfraqueceu-se posteriormente em proveito das rotas marítimas, renovadas pela abertura do canal de Suez em 1869. Logo antes da Primeira Guerra Mundial, a região já era a maior produtora petrolífera do mundo e, por isso, despertava o interesse das grandes potências, tornando-se objeto de rivalidades e conflitos internacionais. Além da economia baseada no petróleo e das fortes desigualdades sociais, a região também apresenta problemas nas uniões tribais e étnicas, na fragilidade das estruturas de governo e, sobretudo na centralização islâmica da vida política

Respondido por Nc77
0

Resposta:

É uma região bem localizada geograficamente, o petróleo é a sua maior

riqueza, não a tantos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos), devido ao seu clima árido, porém, é uma região cobiçada pelas grandes potencias, e as disputas constantes entre os 15 países que a compõem, abastecimento, localização territorial, petróleo, religião e etc..., Conflitos e disputas regadas a interesses próprios.

Com toda certeza, a questão religiosa, o clima do Oriente Médio e seus

recursos naturais, foram e continuam sendo motivo de discórdia e ódio, gerando conflito e disputas acirradas. O Oriente médio tem o clima árido, de pouquíssimos recursos hídricos, os países que compõem o Oriente são ricos em petróleo, porém, pobres na questão da água.

O que os leva a disputas e conflitos por esses pouquíssimos recursos.

☺/♥

Perguntas interessantes