Sociologia, perguntado por crfmily157, 3 meses atrás

Por que existe tamanha desigualdade de renda no Brasil? Faça um resumo de 24 linhas:

Soluções para a tarefa

Respondido por hiago5051
2

Resumo: É evidente que a formação da estrutura sociopolítica e econômica do nosso país foi profundamente influenciada por uma estrutura colonial hierárquica, centralizada e discriminatória, onde havia pouco interesse em distribuir riquezas, dar direitos políticos à população local e incluí-la na administração e consumo de produtos nativos.

O segundo fator de correlação com desigualdade econômica é a desigualdade de gênero. O Fórum Mundial de Economia (World Economic Forum) afirma que a desigualdade de gênero influencia diretamente os índices de desigualdade econômica em determinada região. O Fórum apresenta três motivos: a desigualdade salarial, já que quanto maior a desigualdade salarial entre homens e mulheres, maior a desigualdade financeira na região; mulheres tendem a trabalhar no setor informal, onde recebem menos que homens; e a desigualdade de oportunidades entre gêneros, especialmente no acesso à saúde e educação, é fortemente associada a desigualdade econômica.

A segregação de pessoas de acordo com sua raça e/ou etnia também caracteriza uma causa estrutural da desigualdade econômica. Tal fato pode ser observado tanto nível nacional quando local. A nível nacional, observamos a segregação racial em países onde a mesma foi institucionalizada. A nível municipal, a observamos em espaços urbanos onde existe uma segregação racial territorial, que se apresenta pelo menos de duas formas: em aglomerados populacionais (favelas) – onde há maior concentração de pessoas negras – e no acesso desigual à espaços públicos e serviços, já que eles são mais facilmente acessados pela população branca concentrada nos grandes centros.

Desde o período colonial, a localização geográfica serviu para posicionar os países dentro do sistema de comércio internacional. Alguns internacionalistas e economistas contemporâneos argumentam que o isolacionismo geográfico – ou seja, ficar longe dos oceanos, mares e portos – pode ser a principal explicação para falta de desenvolvimento em alguns países africanos, como o Lesoto e a República Democrática do Congo, já que dificulta a integração econômica.

O acesso à educação é um fator decisivo no nível de desigualdade social e econômica de um país. A falta de escolarização de algumas classes sociais é apontada por diversos estudos como uma das principais causas da pobreza e da desigualdade de renda. Ao mesmo tempo, o acesso a educação é visto como a solução para reduzir tais desigualdades.

Perguntas interessantes