Por quê existe o efeito Placebo?
Para quem não sabe o efeito placebo ocorre quando um medicamento por exemplo é substituído por um comprimido de farinha de trigo (ou de qualquer outra coisa), que naturalmente não gerará o mesmo efeito, porém o paciente continua a sentir os efeitos do "medicamento" apenas por acreditar que aquilo lhe fará bem.
Tudo bem, que a explicação mais lógica seria dizer que tudo isso ocorre devido o nosso psicológico, mas como e porque isso se dá, que é a grande questão. Como o nosso corpo consegue se recuperar sendo que a substância ativa realmente não existe?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Pois utilizamos um sistema de experiências, se uma pessoa toma um medicamento x, ela sabe que ele possui um efeito positivo em seu corpo, então ao tomar um placebo desse mesmo medicamento x, ela não irá perceber a diferença pois pela sua experiência ela sabe que ele faz efeito. O efeito do placebo também se baseia em um sistema de crenças, quando tomamos algo e achamos que vamos melhorar, nós realmente melhoramos. Esse efeito também acontece quando estamos tomando um medicamento e lemos os efeitos colaterais do remédio, a partir desse momento passamos a ter exatamente os mesmos sintomas, pois acreditamos que aquele remédio irá automaticamente causar esse efeito.
YuukyA:
Tudo bem. Entre tanto, está me explicando o que ele é. Mas o que realmente quero saber, é por quê ele existe, como surgiu, sabe. Algo mais complexo...
Perguntas interessantes