Por que existe continentes? Por que existem continentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Continentes são grandes porções de terra que abrigam diferentes formas de vida, vegetação, clima, geografia, sendo rodeados por água. Existem duas formas para definir um continente. A primeira é dizer que ele é um conjunto de países. A segunda é considerar continente como toda porção de terra maior que a maior ilha do mundo: a Groenlândia.
No caso da Oceania, a primeira definição é mais aceita, já que esse continente é formado, também, por ilhas e arquipélagos. São cinco continentes políticos e quatro continentes físicos. A diferença entre os dois está no ato do político ter divisões políticas de países (como Brasil, França, Bélgica e outros). Já a divisão física se baseia na estrutura física em territórios de área. De acordo com a divisão física existem cinco continentes: América, Ásia, África, Europa e Oceania. A América se subdivide em três subcontinentes América do Sul, América Central e América do Norte.
História dos Continentes
Acredita-se que em um determinado período da história da Terra, houve a formação de uma camada sólida que deu origem a um supercontinente rodeado pelo mar Panthalassa, ele era chamado por Pangea. Houve um momento em que eles se dividiram e deram origem a dois continentes chamados de Laurásia e Godwana. A teoria da movimentação dos continentes foi chamada de Deriva Continental e formulada pelo cientista alemão Alfred Wegener, em 1915.
Explicação: