Por que eram cobrados impostos na Mesopotâmia??Responde rapido por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A necessidade de coletar tributos dos cidadãos não é uma prática que iniciou apenas na sociedade atual como conhecemos. Na verdade, o recolhimento de impostos acompanhou a evolução da humanidade e sempre esteve presente – mesmo que possuísse uma forma de execução bastante diferente nos povos antigos.
Os documentos escritos mais antigos conhecidos são peças de barro de 4000 A.C. encontrados na Mesopotâmia. Nestes materiais já é possível encontrar referências aos impostos que eram cobrados na época – que exigiam que parte dos alimentos produzidos fosse entregue ao governo. Além disso, parte do povo era obrigado a passar até cinco meses por ano trabalhando para o rei.
Essa mesma lógica guiou inúmeros povos ao longo dos tempos. A história dos impostos evoluiu juntamente com a história que conhecemos – passando pelo Egito, Império Romano, Grécia, Idade Média e chegando aos modelos de tributação que ainda temos hoje em dia. A seguir veremos mais detalhes sobre a cobrança dos impostos na história.
No Antigo Egito o faraó realizava uma excursão bienal em todo o reino para fazer a cobrança de receitas fiscais dos seus súditos. Já na Grécia, foi instituído o tributo administrado pelo Estado de uma forma muito semelhante ao que conhecemos hoje. Com base nos impostos recolhidos e no trabalho escravo, os gregos se tornaram uma das maiores civilizações do mundo.
O Império Romano foi o primeiro grande exemplo do uso eficiente dos tributos recolhidos. A cobrança de impostos era usada como forma para fortalecer seus exércitos e conquistar mais terras. Os principais impostos cobrados eram sobre a importação de mercadorias (“portorium”) e sobre o consumo geral de qualquer bem (“macelum”).
Após a queda do Império Romano iniciou a Idade Média e o grande império foi dividido em pequenos feudos. Nesse período, os servos eram obrigados a entregar grande parte das suas produções ao senhor feudal e o povo vivia miseravelmente. Após o fim dessa época, os feudos deram lugar aos reinos e iniciou um período marcado pelas navegações e pelo comércio. Foi nesse momento que se generalizou a cobrança de tributos em moeda e não mais em mercadorias.
A partir do século 15 os impostos começaram a se multiplicar à medida que as atividades da sociedade se diversificam. Por conta disso, também iniciou um momento de aumento da burocracia na cobrança. Essa evolução da complexidade econômica levou à criação de teorias econômicas e às novas formas de arrecadação.
Após a Revolução Industrial ocorreu um aumento ainda maior na complexidade da economia, da política e da sociedade como um todo. Com o passar dos anos, os impostos continuaram evoluindo e passaram a englobar contribuições para a seguridade social, para garantir os direitos trabalhistas, entre diversas outras novas necessidades.
Explicação: