Português, perguntado por lucasEmanoel221, 1 ano atrás

Por que entre os séculos XI e XiV houve um crescimento do Comércio e das cidades na Europa

Soluções para a tarefa

Respondido por LeticiaPaola
9
As Cruzadas reabriram no Oriente as especiarias (pimenta,gengibre,cravo,tecidos,anil,marfim)e as vendiam por preços exorbitantes na Europa.No início existiam várias rotas terrestres de comércio, mas como as estradas eram muito perigosas e os senhores feudais aproveitavam para cobrar altos impostos para liberar a passagem , os comerciantes passaram a promover as feiras a fim de atrair os compradores para um local mais propício, além de se organizarem em guildas ou associações para terem maior capital para ser investido e para se deslocarem em grupo,diminuindo os riscos e os prejuízos.  

Em torno dessas feiras, ou próximo aos castelos e mosteiros, os comerciantes fundaram os burgos, ou seja, um centro comercial que deu origem ás cidades.
Nos burgos também se desenvolveu o artesanato voltado para o comércio.
Burguês era o individuo que morava no burgo e vivia do comércio local, e burguesia é o nome desse novo grupo social que aos poucos ganhava prestígio.

Com a riqueza gerada pelo comércio, a burguesia conquistou sua autonomia,principalmente comprando do senhor feudal local a independência da cidade (Carta de Franquia). E dentro das cidades os artesãos e comerciantes de cada setor (tecelões,marceneiros,etc)se organizaram em Corporações de Ofício, a fim de garantir seus interesses

Espero ter ajudado
Perguntas interessantes