Por que em muitas fotos Stalin estava junto a crianças ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um líder gentil. É o que passa a icônica foto de Ióssif Stálin segurando uma garotinha com um buquê de flores. O retrato, porém, não impediu que Engelsina Markizova – a menina da foto – tivesse seus pais mortos durante o Grande Expurgo dos anos 1930.
"No futuro, todos terão seus 15 minutos de fama", disse Andy Warhol em 1968. Em 1936, Engelsina Markízova, uma garota soviética de origem buriate, então com sete anos, não tinha como saber sobre essa frase. Mas teve seus 15 minutos de fama após aparecer em um retrato com o líder soviético Ióssif Stálin. As consequências, porém, não foram positivas.
Uma garota encontra um líder
Ardan Markizov, pai de Engelsina, era um comunista convicto, tanto que batizou sua filha em homenagem a Firederich Engels e seu filho, Vladlen, em homenagem a Vladimir Lênin. Markizov era um oficial soviético bem sucedido. Em 1936, trabalhava no Comissariado da Agricultura na remota República Autônoma da Buriátia-Mongólia, na Sibéria.
Foi uma grande honra para Markizov ir a Moscou com uma comitiva oficial da sua região para encontrar Stálin, mas foi sua filha que acabou roubando a cena.
"Eu também queria conhecer Stálin e praticamente implorei para que meu pai me levasse com ele. Ele me disse que eu não era um membro da comitiva, que não iriam me deixar entrar", Engelsina contou décadas depois. Já sua mãe lhe deu apoio.
Ao chegar em Moscou, Markizov descobriu que não era necessária nenhuma autorização especial para que crianças visitassem o Kremlin, então levou Gelia consigo. Em um determinado momento, já muito entediada com os intermináveis discursos dos oficiais sobre o progresso da agricultura popular, a menina resolveu dar um abraço no líder soviético.
"Peguei dois buquês de flores e fui até a mesa do presidium pensando 'vou dar estas flores para ele'", lembra Markízova. Embora surpreso, Stálin pareceu contente, segurou Gelia no colo e a colocou em cima da mesa do presidium com suas botas de feltro. Ela lhe deu as flores e, quando o abraçou, os jornalistas clicaram o momento.