Por que é tão importante fazer planejamento sobre a rotina de trabalho a ser desenvolvida na educação infantil, no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita? Apresente duas questões e seus motivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Qual a diferença entre a linguagem oral e a escrita ?
R: A linguagem é típica dos seres humanos e têm uma função importantíssima nas relações pessoais (intra e inter) e profissionais.
Quando falamos de linguagem verbal podemos dividir em oral e escrita, cada uma com diferenças e características muito vincadas e que podem tornar a nossa comunicação mais clara, empática, eficaz ou violenta e repleta de ambiguidades e conflitos.
A linguagem oral é direta, espontânea, guiada pelo diálogo com recursos externos: gestos, expressões faciais, prosódia e voz, posturas que facilitam a transmissão das idéias e emoções. Permite que se refaça a mensagem se não bem interpretada, isto é, apresenta constante inovação e implica em maior envolvimento com os falantes.
A linguagem escrita é de contato indireto, é mais objetiva, necessita de atenção às normas gramaticais, clareza no diálogo, sendo mais conservadora e formal, pois não escrevemos como falamos. Ainda na linguagem escrita existe maior distância e menor interferência do interlocutor, há maior previsibilidade, possibilidade de respostas, elaboração, precisão, permitindo eliminar ambiguidades e juízo de valor. A audiência pode ser normalmente ausente e desconhecida, segundo autores como Koch e, Andrade e Aquino.
2. Como podemos apresentar a linguagem oral e escrita para criança ?
R: Os signos da linguagem escrita indicam a princípio os sons e palavras da linguagem oral, que são, por sua vez, signos de objetos e relações reais. A linguagem oral é, portanto, um nexo intermediário entre os objetos do mundo real e a linguagem escrita.
Espero ter ajudado!