Por que é tão difícil o desenvolvimento esportivo no Brasil?Como fazer dar certo ?
Soluções para a tarefa
Explicação:
foi relacionado para a equipe. Este se torna invisível, motivo de brincadeira para a turma ou excluído para outras atividades, pois somente os melhores, os mais habilidosos fazem parte das equipes. Relacionando as equipes profissionais com as equipes escolares, Santin (1993) comenta que as delegações de equipes esportivas só são reconhecidas quando voltam com medalhas. Devemos nos perguntar até quando a minha felicidade é saudável vendo o adversário derrotado, humilhado ou desiludido por se achar perdedor. Será que não conseguimos encontrar formas que todos saiam vitoriosos ou pelo menos ninguém saia com o sentimento de derrota? Será que precisamos ter sempre vencedores e perdedores ou podemos valorizar prioritariamente a integração e a participação de todos? Assim como uma vitória pode marcar a vida de um jovem para o resto de sua vida, uma derrota, um erro, uma eliminação pode ser causa de um trauma para o resto da vida deste jovem, bem como um afastamento para sempre do esporte.
A educação de valores
O esporte pode intervir na realidade da sociedade ao demonstrar que, durante um jogo ou uma aula, todos são iguais. Existe a autoridade no jogo, o juiz ou o professor que faz cumprir as regras e, no restante, todos os participantes são iguais, ganhando aquele que souber ser mais habilidoso, mais inteligente, o que treinou com mais dedicação e não por ter alguma vantagem fora do jogo, tornando o jogo desigual. Rubio (2001) comenta que na Europa e nos Estados Unidos o esporte está sendo reconhecido, não só como uma atividade saudável para quem compete, mas principalmente porque o esporte está sendo visto como uma oportunidade de engajamento das pessoas na reflexão e na discussão sobre os valores e as relações sociais.
Dentro da quadra todos estão igualados em condições. Devemos ensinar que é saudável competir, querer ser melhor, mais veloz, mas também é importante ajudar o outro a criar possibilidades para ele também ser o melhor, mais habilidoso e ainda, que juntos possam ser melhores. “Desse modo, o esporte não só proporciona formação social e educacional como também contribui para a formação do caráter” (MARQUES, 2003, p. 24). Devemos instigar nos nossos alunos, a cooperação, o trabalho em grupo, para que, assim como existe o desejo de ser melhor, que também exista o desejo de ajudar o outro a ser melhor. Na história da sociedade, Beresford (1999) relata que até o final da Filosofia antiga, o termo valor é associado à ideia do bem, porque se considerava que o conhecimento da verdade levava à virtude. Com o passar do tempo, valor é associado à ideia de Deus, como o supremo ou Sagrado Bem, onde todos os outros valores se encontram ou emanam, como, dentre todos os demais, a verdade, a beleza, etc. Nos dias atuais, o termo valor possui o seguinte significado: