Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

por que é imprescindível a garantia da diversidade cultural... me ajudeeeemmm por favor é para hoje... vale 39 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por bryansmithsantos
1

Explicação:O presente trabalho apresenta uma síntese da obra do pintor Victor Meirelles de Lima (A Primeira Missa no Brasil), como também, uma análise das diversas culturas no ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da cidadania, na preservação de valores éticos e morais, e nas relações sociais. Verifica-se, a necessidade da escola e dos professores/educadores reverem o currículo educacional e suas práticas pedagógicas, as quais devem contemplar à valorização para com a diversidade sociocultural de cada aluno que chega até a escola, de forma a reconhecer a “bagagem” e as experiências acumuladas, que os educandos trazem para o contexto escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar a influência das diversas culturas no ensino-aprendizagem e na construção de identidades a partir das diferenças. O objetivo específico é aprofundar o conhecimento e o conceito sobre a diversidade cultural na escola e na sociedade. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Através dos resultados do assunto investigado, foi possível compreender, que a diversidade cultural é a relação do “eu” com o “outro”, isto é, do respeito para com as diferenças individuais, coletivas, locais, regionais e nacionais. O desafio analisado contemporaneamente concentra-se, na ausência de atividades O estudo realizado tem por objetivo analisar a obra do pintor Victor Meirelles de Lima (A Primeira Missa no Brasil), como também, a importância das diversas culturas no ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da cidadania e na preservação de valores éticos e morais.

Nota-se, que a escola, juntamente com os professores/educadores, e a comunidade escolar em geral, devem obter posturas éticas e ações democráticas, a fim de reconhecer e respeitar a diversidade cultural e social entre as pessoas, e principalmente, entre os discentes que chegam até a escola, trazendo uma bagagem de conhecimentos, experiências, vivências, valores éticos, morais e culturais. É necessário, que o currículo escolar esteja agregado há valores, com base na realidade sociocultural de todos os alunos, e não apenas voltado a atendar aos interesses da classe dominante. Em relação a isso Barreiros e Morgado afirmam:

Observa-se que a escola, assim como o seu currículo, reflete os interesses da classe dominante por meio de um currículo arbitrário, que oculta às distâncias culturais e identidades presentes em sala de aula e na sociedade. A instituição do saber contínua a desenvolver uma educação monocultural, com posturas nada democráticas na difusão dos conhecimentos. A diversidade cultural ainda é associada ao outro, ao exótico e ao diferente. (BARREIROS: MORGADO, 2002, p. 96).

O tema proposto resultou de interesse, investigação e reflexão pelo assunto abordado, assim como de pesquisa, análise crítica e compreensão dos fatos. Em análise a pesquisa, verificou-se a importância e a influência das diversas culturas na aprendizagem qualitativa, na relação benéfica entre as pessoas, na preservação de valores éticos e morais, e na construção de identidades a partir das diferenças encontradas nos diversos contextos sociais. O entrosamento com as diversas culturas oferece oportunidades de participação efetiva no meio social, tanto no contexto formal, quanto no contexto não formal. O tema abordado buscou verificar quais soluções e conhecimentos pode-se alcançar para desenvolver um ensino-aprendizagem mais amplo, significativo e qualitativo, como também, um processo de desenvolvimento cultural mais diversificado em nossas escolas e em nossa sociedade contemporânea. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, sendo desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória (livros, metodologia científica, dicionário, jornais, revistas, etc.). Em relação à pesquisa exploratória, Gil (1999), descreve que, a pesquisa exploratória tem como objetivo, proporcionar maior familiaridade do pesquisador com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito, pode envolver levantamento bibliográfico (neste caso, da intuição do pesquisador). Através de estudos aprofundados sobre o tema, (diversidade cultural), elaborou–se o seguinte problema de pesquisa.pedagógicas culturais diversificadas no contexto formal e não formal. Analisa-se, que falta uma formação crítica, reflexiva para professores e gestores educacionais. Nota-se ainda, que a má formação não efetiva o processo de aprendizagem, de cidadania, ética, moral, e de coletividade. O que precisa ser modificado, não é a cultura dos discentes, mas, a cultura da escola, a qual muitas vezes, segue um padrão tradicional, passivo, e totalmente fragmentado, “desligado” da realidade social.

O estudo realizado tem por objetivo analisar a obra do pintor Victor Meirelles de Lima (A Primeira Missa no Brasil), como também, a importância das diversas culturas no ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da cidadania e na preservação de valores éticos e morais.

Perguntas interessantes