História, perguntado por qntduda, 6 meses atrás

por que é importante reconhecer que não houve um único local de surgimento da civilização?​

Soluções para a tarefa

Respondido por UnicorniaKawaii485
8

Resposta:

Muitas transformações aconteceram com o passar dos tempos. O que hoje entendemos como civilização foi o resultado de muitos fatores que aconteceram durante a história do mundo.

Culturas, costumes, convicções e características sociais e políticas traçam o perfil do ser humano e, unidos a demarcação de instituições políticas e uma hierarquia social, é possível identificar uma civilização formada.

Hoje, existem milhares, mas nem sempre foi assim. Os percursores que significaram a existência das civilizações surgiram em um período chamado Idade Antiga, época reconhecida na história como a que estabeleceu as primeiras culturas e patrimônios.

O período é marcado pelo nascimento de importantes movimentos para traçar a sociedade atual e com certeza é tema que está presente em provas e vestibulares. Então, para se dar bem nos estudos, continue acompanhando este artigo e conheça tudo sobre a Idade Antiga, as primeiras civilizações e a importância de cada uma delas para a formação do mundo de hoje.

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

A Idade Antiga, ou Antiguidade, é um arco temporal histórico que aconteceu entre meados dos anos 4.000 a.C. até 476 d.C. O período teve início, de acordo com historiadores, a partir da criação da primeira forma escrita pelo humano, onde os povos antigos escreviam e desenhavam em paredes acontecimentos sobre si mesmos e também sobre outros povoados em torno, com o propósito de registrar os fatos históricos passados por eles, além dos costumes seguidos na época.

O primeiro acontecimento que marcou o nascimento da Idade Antiga, como falamos, foi a criação da forma escrita. O fato aconteceu por volta do ano 3.500 a.C na Suméria, onde um grupo inventou a escrita antiga cuneiforme. Estima-se que o período se encerrou com a queda do imperador, Rômulo Augusto, e todo o império romano, no ano 476 d.C, iniciando, então a Idade Média.

A Idade Antiga é caracterizada por duas importantes divisões de civilizações: a civilização oriental e a civilização ocidental. Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos.

Mas, vale destacar que esses não eram os únicos povoados que compunham civilizações antigas. Historiadores também consideram como parte importante do surgimento das civilizações os povos asiáticos, americanos, indianos africanos etc. Apesar do intenso estudo, especialistas dizem não conseguir contabilizar quantas civilizações existiam na época, mesmo que todas tivessem uma relação direta ou indireta entre elas.

Esse período foi marcado pela construção de grandes cidades e intensos conflitos territoriais. Mas também foi nessa época que surgiram os primeiros registros de rituais religiosos, leis e modelos de economia.

Perguntas interessantes