Física, perguntado por liviagardinal, 8 meses atrás

Por que é importante que os alvéolos pulmonares tem paredes muito finas, formadas por uma única camada de célula? Qual é a relação entre a destruição dos cílios (localizados no epitélio que reveste a traqueia) com a tosse frequente em fumantes?

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitormarino01032
1

Resposta:

Boa tarde

Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequena dimensão, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa. O conjunto desses alvéolos existente em cada extremidade dos bronquíolos é denominado saco alveolar.

São cavidades diminutas que se encontram formando os pulmões nas paredes dos vasos menores e dos sacos aéreos. Por fora dos alvéolos há redes de capilares sanguíneos, derivadas dos vasos sanguíneos da pequena circulação. As paredes alveolares são muito finas e são compostas por uma camada única de células epiteliares planas, os pneumócito tipo I. As moléculas de oxigênio e de dióxido de carbono difundem com facilidade por essas células, dos alvéolos para os capilares e vice-versa. Nesse epitélio também se encontram células de formato cúbico , os pneumócitos tipo II, que secretam o surfactante pulmonar. Essa substância reduz a tensão superficial dos líquidos pulmonares, que podem oferecer resistência considerável à expansão alveolar.

Perguntas interessantes