por que é importante estudar o sistema ABO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O QUE É O SISTEMA ABO?
O QUE É?
Compreender o que é o sistema ABO é fundamental para entender as transfusões sanguíneas e os problemas desencadeados quando elas são feitas de forma incorreta.
Observe os diferentes tipos sanguíneos e suas aglutininas e aglutinogênios
Observe os diferentes tipos sanguíneos e suas aglutininas e aglutinogênios
É muito comum ouvir a seguinte pergunta: Qual é o seu tipo sanguíneo? Quando nos referimos ao tipo sanguíneo, geralmente queremos saber em qual grupo do sistema ABO o sangue daquela pessoa encaixa-se. Mas, afinal, o que é o sistema ABO?
→ O que é o sistema ABO?
O sistema ABO reúne os grupos sanguíneos descobertos no início do século XX por Karl Landsteiner. Em seus estudos, o pesquisador percebeu que existia uma incompatibilidade sanguínea entre algumas pessoas e, quando ocorria a mistura de alguns tipos de sangue, ocorria a aglutinação. Landsteiner e sua equipe, então, classificaram o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O. Surgia aí o sistema ABO.
→ Aglutininas e aglutinogênios
Ao estudar os tipos sanguíneos, Landsteiner percebeu a presença de duas substâncias: uma localizada no plasma sanguíneo e outra presente na membrana das hemácias. As substâncias do plasma foram chamadas de aglutininas, e aquelas que estavam presentes na parede das hemácias foram chamadas de aglutinogênio. Essas aglutininas nada mais são do que anticorpos, os quais reagem com os aglutinogênios nas hemácias.