História, perguntado por mariaeduardasil9932, 11 meses atrás

Por que é importante conhecer a origem dos povos da America/Brasil?

Quanos e quais povos indígenas ainda são encontrados em Minas Gerais? Em que locais vivem? Como vivem? Que problemas enfretam?

Soluções para a tarefa

Respondido por srtajanicleiarosa
3

Resposta:

A importância dos índios, principalmente no período da Colonização do Brasil, e conhecer um pouco mais sobre essa cultura que habitavam nossas terras.

As treze etnias que vivem atualmente no Estado de Minas Gerais são pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê e contam aproximadamente com quinze mil indivíduos aldeados. Há uma grande população de indígenas que vivem nos centros urbanos. Estima-se que na região metropolitana de Belo Horizonte tenha de dois mil a três mil indígenas. O número de etnias também não é estático, sendo que o processo de etno gênese e as migrações são dinâmicos.

Fixados nos municípios de Martinho Campos (fazenda Criciúma) e Pompéu (fazenda São José) – região centro-oeste mineira (aproximadamente 206 km de Belo Horizonte) – os Kaxixó somam cerca de 100 indivíduos na comunidade do Capão do Zezinho, área rural que concentra o maior contingente populacional Kaxixó. Foi a comunidade do Capão do Zezinho, localizada às margens do rio Pará, que deu início à luta Kaxixó pelo reconhecimento étnico oficial. Os Kaxixó viveram o processo da etno gêneses, pois ficaram durante dezenas de anos vivendo da invisibilidade étnica para se esquivarem do pré-conceito e da violência. Hoje, o território tradicional Kaxixó já foi identificado e publicado pela FUNAI, mas o processo da homologação da terra ainda é muito moroso.

Os grupos tem uma prática de migrações sazonais que passam pelo grande território tradicional que vai do médio Jequitinhonha, nas regiões de Araçuaí, até o Sul da Bahia, em Porto Seguro.

Explicação:

Perguntas interessantes