Por que, durante o Segundo Reinado, o sistema parlamentarista foi considerado "as avessas" ?
Soluções para a tarefa
O sistema parlamentarista pode ser considerado às avessas durante o Segundo Reinado por alguns motivos: os partidos políticos não cumpriam com os seus programas, representavam apenas o interesse das oligarquias nacionais (contrários ao do povo) e sua existência e eficácia dependia da vontade do Imperador (e não o contrário, como era de se esperar).
Como não havia voto universal, os representantes políticos não tinham qualquer ligação com a realidade do cidadão médio, de modo que defendiam políticas totalmente contrárias ao espírito da instituição, e só poderiam fazê-lo na medida em que Dom Pedro II não exercesse o seu Poder Moderador, de modo que sua atuação política era, na prática, quase que vazia de qualquer sentido.
Os modelos parlamentaristas mais destacados (como a Inglaterra) tinham no parlamento uma figura mais poderosa que o monarca (no caso inglês desde a Magna Carta, em cerca de 1200) . No Brasil, ocorria o contrário, já que o Poder Moderador, concedido pelo Constituição Outorgada de 1824, dava ao Imperador a capacidade de coordenar todos os outros poderes, ou seja, do Parlamento.
Por isso a expressão "parlamentarismo as avessas" é utilizada para descrever o sistema político do Segundo Reinado.
LA