Por que durante o feudalismo a proteção era tão necessária?
Soluções para a tarefa
Um dos motivos que levou ao surgimento do feudalismo foi o processo de ruralização, que ocorreu com a população em razão da economia ter sofrido uma redução nas atividades comercias com a crise de Roma. A invasão dos povos bárbaros também foi um dos motivos que favoreceu o início do feudalismo, pois com a tamanha violência, os romanos foram obrigados a se afastarem da cidade levando consigo os camponeses, A insegurança e violência fez com que os feudos (propriedades territoriais) se espalhassem por diversas regiões. Como os reis não tinham subsídios econômicos e nem militares para proteger as populações dessas áreas, a responsabilidade passou a ser dos senhores feudais. Dessa forma, iniciava-se o sistema baseado no regime de servidão, no qual os trabalhadores (servos), em troca de proteção, realizariam trabalhos agrícolas dentro de uma grande propriedade rural, onde havia terras para cultivo, um castelo fortificado, aldeias, pastos e bosques
A proteção era necessária no feudalismo para manter a fidelidade entre senhores e servos.
Senhores feudais e seus respectivos servos firmavam um acordo, a chamada suserania e vassalagem, e desse modo o vassalo se comprometia com apoio militar ao seu superior, e este por sua vez assegurava a segurança jurídica e militar de seu criado.
Além das proteções subjetivas, haviam também as proteções físicas em prol de se manter a soberania do feudo, a lembrar pelos grandes e fortes muros construídos para cercar a propriedade feudal, situada em locais estratégicos, para uma melhor visualização de ataques.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/22408824
Bons estudos!