Biologia, perguntado por sarajhrendaSan, 1 ano atrás

por que dizemos que um impulso nervoso longo de um neuronio é um fenomeno eletrico e impulso entre dois neuronios é um fenomeno quimico

Soluções para a tarefa

Respondido por felipSD
2
Boa pergunta!

No decorrer do neurônio o impulso nervoso é gerado pela polarização e despolarização dos elementos químicos, que são os ÍONS de postassio(K+) que é encontrado em grande quantidade no lado externo do neuronio, e o sódio por ter pouca concentração faz com que o lado de fora seja CARREGADO POSITIVAMENTE no pontencial de repouso que mede aprox. -70milivolts... e apartir do processo de inversão de polaridade permite que ao longo do neurônio aconteça o potencial de ação que desencadeia o impulso nervoso e o potencial eletrico no interior do neuronio passa a ser +40milivolts.


Quando o impulso chegar nos terminais axonais, o fim do neuronio, vai ser liberado NEUROTRANSMISSORES que farão parte desse envolvimento químico para a continuação do processo da passagem do impulso nervoso de um neuronio para o outro... TUDO ISSO OCORRE NA FENDA SINÁPTICA, e a partir da liberaçao dos neutransmissores, eles chegarão ao outro neurônio permitindo a propagaçao desse impulso nervoso.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes