Por que deveria Brasília – cuja construção tanto está custando ao povo brasileiro e cujos arquitetos se consideram tão modernos – menosprezar as alterações revolucionárias da organização social que a tecnologia está provocando? Por que deveriam estes arquitetos de inclinações socialistas construir uma cidade nova para uma ordem burguesa antiquada? Em cidades mais antigas, em toda parte, o problema de preparar o povo para o lazer e oferecer-lhes oportunidades para diversões criativas diversificadas está sendo cuidadosamente estudado por sociólogos, higienistas e urbanistas. Entretanto, na cidade inteiramente nova de Brasília, que se supõe esteja sendo construída para durar séculos, o problema foi completamente esquecido. FREYRE, G. Brasília – Prós e Contras. In: XAVIER, A.; KATINSKY, J. Brasília: antologia crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012. O texto revela que um dos maiores desafios do planejamento urbano moderno e que está ausente na construção de Brasília é a consideração acerca a) do lazer e da recreação. b) do saneamento básico. c) da manutenção urbana. d) da poluição atmosférica. e) do crescimento populacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
Olá!
Diante do evidenciado acima, podemos compreender que o texto revela uma elevada e coerente crítica às manutenções urbanas. Porque neste, observa-se que a construção de Brasília está sendo destinada para a manutenção de uma ordem já considerada antiquada, que se enquadra nas vontades e ideiais burgueses.
Evidenciando de forma rasa a população mais pobre, que necessita de diversos recursos para que possa se estabelecer num local.
Respondido por
24
Resposta:
a) do lazer e da recreação.
Explicação:
"Entretanto, na cidade inteiramente nova de Brasília, que se supõe esteja sendo construída para durar séculos, o problema foi completamente esquecido."
Perguntas interessantes