por que devemos evitar o cyberbullying e como devemos nos comportar no ambiente virtual??
Soluções para a tarefa
O cyberbullying, ou assédio virtual em português, atinge uma a cada quatro crianças, de acordo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). E não para por aí: estudos da Universidade de Sheffield e Nottingham, de Londres, mostram que 80% dos adultos já sofreram cyberbullying no trabalho.
Exposição, xingamentos e uma série de outros comportamentos intimidadores e agressivos cometidos na internet acabam afetando a vida fora dela – além do incômodo, quem passa por uma situação de bullying na rede pode até entrar em depressão.
E como a gente pode fugir desse cenário? A resposta está nas dicas de prevenção do cyberbullying que preparamos para você. Vem com a gente e alerte a sua família também!
Dica #1: não passe as suas senhas para os outros
Por mais confiável que sejam seus amigos da escola ou colegas de trabalho, evite compartilhar suas senhas de e-mail, mensageiros ou redes sociais. Isso porque, quanto mais gente sabe como acessar suas contas pessoais, maiores são as chances de alguém mal-intencionado entrar no que é seu e espalhar informações confidenciais.
Dica #2: seja cuidadoso com amizades virtuais
É sempre legal fazer novas amizades, né? Mas, na internet é preciso ter bastante cautela.
Se você for menor de idade e está lendo isso, uma dica bem especial: não esconda nada dos seus pais ou das pessoas mais velhas que cuidam de você e em quem você confia, combinado!? Se você começa a trocar ideia com alguém na internet, não faça isso escondido e não passe informações como senhas, endereço ou fotos. E vale aquele conselho clássico: não fale com estranhos!