Por que devemos associar o vulcanismo à formação de vida no planeta?
Soluções para a tarefa
Um vulcão é formado de três partes: um tanque de magma detalhado, uma ou várias chaminés vulcânicas que comunicam com o interior Terra, e a montanha vulcânica que é, quer uma cratera, quer um cone à cratera, quer uma cúpula, quer um vazamento de lava ou ainda um depósito de produto de explosão (coberturas de pedras-pomes, etc.).
As erupções vulcânicas dão nascimento à crenças populares onde misturavam-se terreurs superstitieuses e legendas fantásticas. É verdadeiro que certas erupções podem ser catastróficas à ponto de fazer desaparecer civilizações. Um vulcão é um relevo da crosta terrestre, (submarino ou aéreo) formado pela ejecção e empilement de materiais procedentes da subida de um magma sob a forma de lava e tephras como as cinzas. Um vulcão é alimentado por um ou vários tanques de magma. Este magma provem da fusão parcial do casaco.
É pelas chaminés ou condutos que o balanço em fusão chega até à superfície e a acumulação destes balanços pode atingir milhares de metros de espessura que forma assim montanhas e mesmo ilhas. De acordo com a natureza dos materiais, o tipo de erupção, a sua frequência e a orogénese a , os vulcões têm formas variadas, em geral são montanhas cónicas que terminam-se por uma cratera ou uma caldeira.
A erupção sai da chaminé vulcânica geralmente situada na cimeira, mas chega que aberturas aparecem sobre os flancos do vulcão como sobre o Etna.
Classifica-se os vulcões em dois tipos:
“os vulcões vermelhos” às erupções effusives relativamente calmas, emitem lavas fluidas sob forma de vazamentos, são os vulcões “de ponto quente” e os vulcões submarinos das barbatanas dorsais océaniques;
“os vulcões cinzentos” às erupções explosivas, emitem lavas pastosas e cinzas sob forma de nuvoes ardentes (ou vazamentos pyroclastiques) e panaches vulcânicos.
Conta-se cerca de 1.500 vulcões terrestres activos dos quais uma soixantaine entra em erupção todos os anos. A palavra “vulcão” vem Vulcano, uma das Ilhas Eólicas nomeada na honra Vulcain, o Deus romano do fogo. O seu equivalente em panthéon grego é Héphaïstos.
Para os romanos, Vulcain é um dos três filhos de Jupiter e de Junon. Vulcain reinava em mestre em entrailles em fogo dos vulcões. É por isso que, era tomado para o proprietário dos ferreiros porque a legenda diz que tivesse instalado as suas forjas nas profundidades da cratera Vulcano.
graças aos vulcões varia montanhas forao se formando ao redor do mundo com o pasar do tempo elas virarao oque sao hoje.
Vulcões tambem ajudarão na fiscalização de ussos de animais.