POR QUE DEMANDAMOS CERTOS BENS E OUTROS NÃO? Vamos realizar um churrasco e já arrecadamos certa quantia de dinheiro de todos da turma que participarão. Compraremos basicamente cerveja, carne e refrigerante, além de pão, tomate e ingredientes para o vinagrete e o sorvete para a sobremesa. A maior parcela do que gastaremos será em cerveja, carne e refrigerante. O grupo que se encarregou de realizar a compra, ao chegar ao supermercado, terá que escolher entre as diferentes marcas, levando em conta o total arrecadado, quais e quantas comprar. Também deverá considerar que existem tipos diferentes de carne para um churrasco, como de frango, linguiça, picanha, costela, panceta, alcatra etc, além de diferentes marcas e tipos de cerveja e de refrigerante. Informações adicionais: há promoções no supermercado do tipo “compre 1 e leve 2”, da marca de um refrigerante pouco conhecido; há pessoas no grupo que são vegetarianas, bem como algumas que não tomam refrigerante; na data da compra, o supermercado reajustou o preço da carne bovina e, dentre os integrantes do grupo que estará no churrasco, uma boa parte foi formalizada no emprego (antes, estagiários) com aumento de salário. A partir deste contexto e dos conceitos fundamentais relacionados à demanda, elasticidade e fatores que determinam a demanda, discutam como seria realizada esta compra, levando em conta preço, marca, preferência etc. Escolha uma situação, exemplo: maior demanda por certa carne, e mostre como isto pode ser representado graficamente (deslocamento de curva), bem como que tipo de elasticidade que se enquadra nesta decisão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Na demanda maior de um bem em relação ao outro, faz-se com que a produção de um bem seja sacrificada para que seja obtida maior produção de outro bem.
Sendo este o objeto de estudo da economia, visto que os recursos são limitados.
Então, por exemplo, se compararmos carne moída e picanha, se grande parte da população optar pela carne moída, a picanha terá menor demanda e por consequência será disponibilizada em menor quantidade.
Como exemplo genérico pode- se analisar no gráfico a seguir:
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás