Por que debater o racismo (ainda) é necessário?
Profa. Maria Raquel
“Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”. A frase de Ângela Davis, filósofa, negra e militante pela igualdade racial e de gênero, fechou o evento que nós, professores e professoras do Determinante Pré-vestibular, realizamos no último domingo, dia 17 de junho, sobre os 130 anos da Lei Áurea. Sim, é papel das instituições educativas promover o debate político e crítico sobre o racismo e as desigualdades raciais. Não só pela obrigatoriedade do ensino sobre a história e cultura afro-brasileira, que está em vigência desde 2003 – com base na Lei 10.639 – e pela existência de diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais, mas, sobretudo, porque, à revelia da diversidade cultural e da miscigenação presente no Brasil, a opressão contra o povo negro persiste camuflada em um discurso de democracia racial. Isso mostra o quanto precisamos avançar. Por isso, estamos comprometidos com a luta antirracista e não nos esquivamos, nem nos esquivaremos, desse papel, a despeito do desconforto que o assunto gera em um contexto em que a maioria é branca e, portanto, goza de incontáveis privilégios.”
Fonte: FERREIRA, Maria Raquel Dias Sales. Por que debater o racismo (ainda) é necessário? Estado de Minas, 16 jun. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2018.
No texto acima, publicado no Jornal O Estado de Minas, a autora discorre sobre a necessidade de se debater o racismo de modo sistemático. Considerando o texto e os conhecimentos acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
I. Em mais de um século de libertação dos escravos das senzalas, ainda vivemos uma realidade de segregação e desigualdade racial no Brasil em todas as esferas da sociedade.
II. Apesar da miscigenação do povo brasileiro, a população afrodescendente ainda sofre com o racismo camuflado e a consequente marginalização do povo negro.
III. O ensino de cultura afro-brasileira nas escolas é recomendado somente no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
IV. Ainda são comuns casos de humilhações e manifestações de racismo na sociedade organizada, e o debate político e crítico acerca das desigualdades precisa ser constante.
V. Em 2018, a Lei Áurea completa 130 anos com pouco a se comemorar, apesar das leis existentes para a garantia dos direitos humanos e da igualdade entre raças.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. IV e V, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II, IV e V, apenas.
d. II, III e V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
b
Explicação:
temos que combater o racismo todos temos o mesmo direito
Respondido por
0
Resposta:
Letra C
Explicação:
Todas alternativas estariam corretas, porém na afirmação 3, consta que o ensino de cultura afro-brasileira nas escolas é recomendado somente no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e esta afirmação esta errada, o ensino e constante e não apenas no dia da consciência negra.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes