Por que corpos celestes como a Terra, Marte, Júpiter e etc, recebem o nome de "planetas"? De onde vem essa expressão? Durante um bom tempo, acreditou-se que o Sol e as demais estrelas eram grandes bolas de fogo no céu. Essa ideia estava correta? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Os planetas se distinguem dos outros corpos celestes em tamanho, massa, temperatura e outros aspectos, são astros desprovidos de luz própria que se encontram ao redor de uma estrela, o Sol.
Etimologicamente, os planetas são viajantes do espaço, pois o termo deriva do grego planetes, que significa "que vagueia, que viaja"
Bem, o fato é que o Sol não é uma bola de fogo. Na verdade, a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais são do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor. Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo. A diferença é que a chama que sai das fogueiras é um dos produtos da combinação de certos compostos, como madeira, álcool ou gasolina, com o oxigênio da atmosfera. No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares. A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.