Por que consideramos o estado, a família e a igreja como instituições sociais?
Soluções para a tarefa
Para a Sociologia, uma instituição social é qualquer organização que possui um estrutura de funcionamento, com hátibos, regras e normas que norteam a conduta de suas partes. As instituições sociais possuem o papel de itntegração social e organizam a sociedade em diferentes esferas da ação e dos papéis desempenhados.
Na teoria sociológica clássica, com Durkheim e Weber, as instituições são as peças mais fortes da coesão social (quer dizer, a capacidade de unir os indivíduos em um corpo coeso, funcional). Segundo os pensadores, as intituições sociais são criadas para integrar o indivíduo na sociedade, dando-lhe as maneiras de agir.
Nesse sentido, o Estado, a família e a Igreja são instituições sociais fundamentais da sociedade, pois são a base do funciomanto e das atividades execidas por todos que dela fazem parte.
- Estado: fornece a estrutura social, divisão do trabalho, dos poderes e hierarquias. Tem a capacidade coerção e punição do descumprimento das regras e leis. Responsável pela manutenção da ordem social.
- Família: estrutura de organização e papéis sociais em que o indivíduo primeiro se socializa. A família determina os primeiros enquadramentos do indivíduo enquanto parte da sociedade.
- Igreja: regula as condutas, moral e ética dos indivíduos. Fornece interpretações sobre a vida além da matéria, baseada em um sistema de crenças e pensamento.
Entenda mais sobre instituições sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/3936151