História, perguntado por 00001114713880sp, 7 meses atrás

Por que com Revolução Industrial eleva -se os impactos ambientais? *

Soluções para a tarefa

Respondido por Biguimichel
2

Resposta:

É considerado impacto ambiental “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais” – Resolução CONAMA 001/86.

Seria ingênuo pensarmos que a energia solar não tem impactos ambientais, não é mesmo? O bom é que são diversos impactos ambientais positivos – é uma fonte de energia renovável, limpa e muito disponível, capaz de levar energia a lugares remotos, de gerar empregos, necessita de pouca manutenção, entre muitos outros.

Mas e os impactos negativos da energia solar?

Os painéis fotovoltaicos de silício – os mais utilizados no mundo e aqueles que provavelmente você conhece – passam por um longo processo produtivo até poderem ser instalados em telhados (Geração Distribuída – GD) ou numa usina solar (Geração Centralizada – GC).

Para produzir as células fotovoltaicas são necessárias inicialmente atividades de mineração que podem gerar contaminação de águas superficiais, remoção de vegetação, contaminação dos solos, evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral etc. Além desses, para produzir as células solares é necessária uma enorme quantidade de energia e o grande problema é que a principal produtora – a China – tem uma matriz energética com 85,4% da energia primária gerada a partir de fontes não renováveis, sendo o carvão a principal fonte (68%) – BP Statistical Review (2019). Sem falar nos impactos ambientais para trazer essas células para o Brasil…

O Brasil pode importar os módulos prontos ou fabricá-los aqui com as células importadas. Quando o painel fica pronto ele pode ter dois destinos principais: GD e GC. Na GD, são poucos os impactos ambientais negativos, diferentemente do que se observa na GC. Para a implantação de grandes usinas solares são necessárias vastas áreas, o que pode levar a perda de cobertura vegetal nativa, mudança na paisagem, formação de áreas degradadas, intensificação de processos erosivos, perda de habitat para a fauna local etc.

Explicação:

Perguntas interessantes