Por que choramos ao cortar cebola? Choramos ao cortar cebola porque suas enzimas reagem com seus óxidos sulfúricos, produzindo um gás volátil que forma um ácido ao entrar em contato com a água dos olhos. A cebola (Allium cepa) vem de uma das plantas mais cultivadas pelo homem, fazendo parte de uma família de belas plantas florais — como o alho-dourado, o alho-silvestre e o alho ornamental – e ela também produz belas flores. No entanto, nas cozinhas de nossas casas, encontra-se o bulbo, que é basicamente um broto que fica debaixo da terra, revestido com a bainha das folhas. A cebola absorve o enxofre da terra, que, como veremos mais adiante, é o principal responsável por nos fazer chorar e produz uma classe de moléculas orgânicas que dão seu aroma e sabor especiais. Quando cortamos uma cebola, cortamos suas células e liberamos uma grande quantidade de substâncias de seu interior. Entre elas, liberamos algumas enzimas denominadas alinases, que entram em contato com óxidos sulfúricos da cebola, que são exatamente os compostos de enxofre responsáveis por seu sabor e cheiro característicos. Quando as alinases reagem com os óxidos sulfúricos produzem ácidos sulfínicos, que são compostos muito instáveis e se convertem rapidamente no sin-propanetiol-S-óxido. Visto que esse gás é bastante volátil, ele chega rapidamente aos nossos olhos. Existem dois tipos de lágrimas que produzimos, as lágrimas basais, que são as que mantêm os nossos olhos lubrificados, e as lágrimas reflexivas, que são as produzidas quando cortamos cebola. O sin-propanetiol-S-óxido reage com a água na superfície de nossos olhos e se torna um ácido sulfúrico bem fraco. Esse ácido é um irritante externo que aciona as terminações nervosas das córneas, que, por sua vez, comunicam-se com o cérebro, que manda um alerta para as glândulas lacrimais. Essas glândulas ficam acima das pálpebras e são elas que regulam a liberação das lágrimas. Assim, quando o cérebro aciona essas glândulas, elas estimulam a produção de lágrimas, como um mecanismo de proteção para, por assim dizer, “lavar” o globo ocular. Quando a substância que irrita o nosso olho é algum cisco, poeira ou fumaça, a produção de lágrimas é realmente boa. No entanto, neste caso, não é algo necessariamente bom, pois se produzirá mais água, que entrará em contato com o sin-propanetiol-S-óxido, e mais ácido sulfúrico será formado. Se esfregarmos os olhos com as mãos sujas de cebola, aí é que o problema se agrava!
1)O texto acima é um exemplo de gênero textual:
A) Romance.
B) Artigo de opinião.
C) Artigo de divulgação científica.
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
esse tipo de texto é um artigo de divulgação Científica.
C)ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
você pode observar isso pelo tipo de linguagem que foi empregada.
O texto acima é um texto de cunho científico, portanto a alternativa correta é a letra C). Há evidências de que o texto acima é de cunho científico dados termos técnicos evidenciados como "óxidos sulfúricos" que produzem um "gás volátil" formando "ácidos".
Reconhecemos um texto de divulgação científica pela forma como ele é escrito, sempre de modo impessoal, normalmente escrito em terceira pessoa e de um modo muito embasado não em opiniões mas sim em comprovações ou mesmo tendências de pesquisa científicas.
O texto científico é importante para que nós possamos compartilhar informações de forma imparcial com outros cientistas. Para saber como escrever de um modo aceitável no ponto de vista de artigos científicos há disciplinas que ensinam isso como a de metodologia científica.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/23670385